sábado, 23 de outubro de 2010

HIPOTROFIA

Consiste na reduçao quantitativa dos componentes estruturais e das funçoes celulares, resultando em diminuiçao do volume das celulas. A reduçao do volume se dar por diminuiçao do anabolismo e das estruturas celulares(mitocondrias, reticulo endoplasmatico, etc.) a reduçao do numero ocorre por apoptose. Tudo indica que o aumento da degradaçao das proteinas celulares ( nos lisossomos e pelo sistema ubiquitina-proteassomas) e o principal mecanismo de hipotrofia. A agressao a proteinas por radicais livres e tambem mecanismo importante na hipotrofia, ja que as proteinas modificadas sao ubiquitinizadas e dirigidas aos proteassomas, onde sao degradadas.
A hipotrofia pode ser fisiologica ou patologica. A primeira e a que ocorre na senilidade, quando todos 0os orgaos e sistemas do organismo reduzem suas atividades metabolicas e o ritmo de proliferaçao celular diminui; como afeta todos o individuo, nao ha prejuizo funcional porque fica mantido um novo estado de equilibrio. 
A hipotrofia patologica - decorre de fatores diversos, sendo os mais importantes:
- Inaniçao - deficiencia nutricional.
- Desuso - quando o orgao fica sem uso por algum tempo.
- Compressao - decorre da pressao exercida por uma lesao expansiva.
- Obstruçao vascular - diminuiçao do fonecimento de oxigenio.
- Substancias toxicas - que bloqueia o sistema enzimatico.
- Homonio - a reduçao de certos hormonios somatroficos ou tireoidianocausa hipotrofia generalizada.
- Inervaçao - perda de estimulo nervoso resulta em hipotrofia muscular.
- Inflamaçoes cronicas.

As consequencias da hipotrofia sao muito variadas e dependendo do setor atingido, da sua intensidade e do seu contexto dentro do qual ela acontece. Na hipotrofia senil, como se trata de um fenomeno sistemico, o organismo estabelece um novo estado de equilibrio porque ha reducao das atividades metabolicas em todos os orgaos e sistemas. Na hipotrfia localizada, as consequencias dependem da reduçao da atividade e funçao do orgao acometido.

-  

Um comentário:

  1. Texto bastante interessante. Uma definição objetiva e producente. Me chama bastante atenção a apoptose de componentes. Se me permite gostaria de aprofundar o assunto através de email. Parabéns

    ResponderExcluir