terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fibrose

São ocndições em que há aumento do estroma conjuntivo de um orgão decorretne de cicatrização ou de um processo racional em que a produlçao do MEC (  matriz extra celular) não está relacionada com processo reparativo. Em consequência das modificações na arquitetura do orgão (remodelação) e das alterações na função das células paraquimatosas pela fibrose.
Firobse decorrente de processos cicatriciais secundários e lesões traumáticas ou inflamatóris são frequente , mas ficam circunscrita à área lesada.
Fibrose por agrsesões sistematizadas tendem a ser difusa e a comprotemer todos os orgãos, não representando somente a substituição de  partes perdidas, mas também produção excessiva de MEC em regiões menso afetada pela lesão.
Mecanismos Gerais de Fibrose, a 1ª fase de uma fibrose é a inflamação,na qual são liberadas citocinas e fatores que desemcadeiam a formação excessiva do MEC.
Nem sempre o processo inflamatório é muito evidente, como ocorre nas agressões difusas por agentes infecciosos (virus nas epatites virais crônicas, parasisats etc). Por Agressões (pneumonia intestinal) Por Agressões Físicas (pneumonia actínica), por Agentes Químicos ( etanol, ou distúbios metabócilos no fígado), gera radicais livres, que ao agredir células e estromos, induzem a liberação de citocinas e fatores de crescimento.
Fatorse importantes na evolução da fibrose é o balanço entre estímulos fibrogênicos e fibrolíticos. Metaloprotease são liberados por leucócitos exudatos  inflamação ou por células residentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário