domingo, 17 de outubro de 2010

HIPERTROFIA

E o aumento dos constituintes estruturais e das funçoes celulares, o que resulta em um aumento voluntario das celulas e dos orgaos afetados. Para que ocorra hipetrofia, algumas exigencias devem ser atendidas. Em primeiro lugar, o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento de oxigenio das celulas. Alem disso, as celulas devem ter suas organelas e sistemas enzimaticos integros, por isso mesmo, celulas lesadas(degradadas) nao conseguem se hipertrofiar como as celulas integras. Orgaos ou tecidos cuja atividade depende de estimulaçao nervosa so podem hipertrofiar se a inervaçao estiver preservada. O miocardio desnervado por exemplo, nao se hipertrofia, ou se hipertrofia pouco.
A hipertrofia e sempre uma forma de adaptaçao das celulas e dos orgaos diante de maior exigencia de trabalho, e pode ser fisiologico ou patologica.
Hipertrofia Fisiologica - ocorre em certos orgao se em determinadas fases da vida como fenomeno programados, como por exemplo, a hipertrofia da mucculatura uterina durante a gravidez.
Hipertrofia Patologica - nao sao programadas a aparecem em consequencia de estimulos variados.

Hipertrofias mais Frequentes:
- Do miocardio;
- Da musculatura;
- Do muculo liso;
- De neuronios;
- De hepatocitos;

Tecidos e orgaos hipertroficos tornam-se aumentados de volume e de peso por causa do aumento volimetricos de suas celulas .
A arquitetura basica do orgao se mantem inalterada, mas aumenta o fluxo de sangue e da linfa. Em geral a hipertrofia constitui respostas a sobrecarga de trabalho, ao atingirem certo volume as celulas tendem a se dividir ou a liberar estimulos que induzem celulas tronco a originar outras celulas.
A hipertrofia e tambem um processo reverssivel: cessando o estimulo, a celula volta ao normal. Em orgaos em que ocorrem hipertrofia e hiperplasia, apoptose das celulas em excesso reduz a populaçao celular aos niveis normais. Se o estimulo para hipertrofia persiste, como na sobrecarga prolongada do miocardio, as celulas hipertrofiadas sofrem apoptose e o orgao pode entrar em insufuciencia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário