sábado, 30 de outubro de 2010

NEOPLASIAS

Na práticaas neoplasias são chamadas de tumores. O termo "tumor" é mais abrangente, pois significa qualquer lesão expansiva ou intumecimento localizado, podendo ser causado por vários outros processos patológicos(inflamação, hematomas etc.)
O termo câncer é a tradução latina da palavra grega carcinoma (de Kaekins = crustácio, caranguejo). Foi usado pela primeira vez por Galeno (aproximadamente 138 - 201 d.C ) para indicar um termo malígno da mama no qual as veias superficiais desse orgão eram túrgidos e ramificados, lembrando as patas de um carangueijo. Cancerologia ou oncologia é a parte da medicina que estuda os tumores. Cancerígeno ou ancogênio é o estímulo ou agente causador do câncer.
Na grande maioria dos tecidos e orgãos há divisão celular contínua para restauraras perdas decorrentes do processo de envelhecimento das células, a replicação celular é atividade essencial para o organismo. No entanto, ela deve seguir o controle rígido imposto ao sistema pois se feita para mais ou para menos , o equilíbrio se quebra. Uma das características principais das neoplasias é justamente a proliferação celular descontrolada.
As células neoplásicas sofrem alterações nos seus mecanismos regulatórios de multiplicação, adquire autonomia de crescimento e se torna independente de estímulos fisiológicos. As atividades celulares que se manifestam continuamente, sem regulação, são chamadas constitutivos; para a célula tumoral, proliferação é atividade constitutiva.
Os tumores podem ser classificados de acordo com vários critérios:
1 - Pelo comportamento clínico - Benigno ou maligno.
2 - Pelos aspectos microscópico - Critério histomorfológico.
3 - Pela origem da neoplasia - Critérios histogênico.
O critério mais usado para dar nome a um tumor é o histomorfológico, no qual a neoplasia é identificada pelo tecido ou célula que está proliferando.
Na forma mais usual de denominar um tumor forma-se o nome da célula, do tecido ou orgão reproduzido e acrecenta-se os sufixos-oma ou sarcoma: lipoma(tumor benigno que produz lipócitos)_ hemagioma (tumor que produz vasos sanguineos -
condrosarcoma(tumor maligno que forma cartilagem); hepatoblastoma(tumor malígno que reproduz hepatócitos com características embrionárias) adenoma(tumor benígno que reproduz glândulas); adenocarcinoma(tumor malígno que reproduz glândulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário