sábado, 23 de outubro de 2010

LESOES E CONDIÇOES PRE-CANCEROSA

Certas alteraçoes morfologicas ou algumas condiçoes patologicas associam-se ao maior risco de aparecimento de um cancer.
A ideia de lesao pre-cancerosa e probabilisticae estatica. Nesse sentido, chama-se de pre-cancerosa uma lesao que tem maior probabilidade de evoluir para o cancer do que o tecido normal onde ela se desenvolve. Subtende-se com isso que nem toda lesao pre-cancerosa caminha inexoravelmente para um tumor maligno.
As principais  lesoes pre-cancerosas conhecidas sao displasias e, entre elas, as do colo do utero, da mucosa gatrica, do epitelio bronquico, epitelio glandular da protata e epitelio vulvar. Quanto mais desenvolvida e a lesao, maior e a probabilidade de evoluir para o cancer e menos e o tempo gasto para ocorrer a transformaçao maligna.
Certas hiperplasias ou neoplasias benignas sao tambem consideradas lesoes pre cancerosas, uma vez que podem tranformar-se em neoplasias maligna.
Em determinadas doenças, algumas de natureza genetica, que o torna mais pre-disposta a desenvolver certos tipos de cancer, Trata-se de defeitos hereditarios em oncogens, em genes supressores de tumor ou em genes reguladores do reparo do DNA que predispoe o cancer. Sao exemplos de polipose fomilial do colon(cancer cutaneo em regioes expostas a luz solar) e o carcinoma colorretal hereditario sem polipose . Nessas doenças, nao se encontram, pelo menos durante mcerto tempo, alteraçoes morfologicas dos orgaos ou setores onde se formam tumores. Sao por isso chamadas condiçoes pre-cancerosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário