terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mitocôndrias

Desempenham papel importante nas respostas às agressões  já que geram energia, produzindo radicais livres e armazenando substâncias ativadoras de caspases.
São ditas como organelas fundamentais no processo que denife a morte das células  por apoptose ou por necrose. Durate o extresse celular, alterações mitonocdriais têm limite a partir do qual a progressão  para a morte é inexorável, não havendo possibilidade de retorno à normalidade.
O ponto do não- retorno é representado por alterações na permeabilidade das membranas mitocondriais externa e interna.
A ativação de rotas de sobrevivência também age na mitocôndria, evitando sobretudo alterações na sua permeabilidade e prevenindo a morte celular.
A membrana imtocondrial interna dispõe de  um mecanismo de permeabilidade altamente controlada que os segura a manuteção de um gradiente eletroquímico que gera diferença de potencial estável. 
Permeabilidade mitocondrial transicional ou transitória,  indica o aumento rápido  da permeabilidade da mitocôndria para as moléculas, que se acompanham inoxideravelmente de morte celular.
Alterações mais duradouras da permeabilidade,por meio de ativação de moléculas ligadas    face citolólica(ciclofilina)  levaria a aumento prolongado de permeabilidade resultando  em alterações estruturais da    membrana interna  o que altera e impede a ativação dos ATPase, bloqueando a síntese de ATP  favorecendo a produção de radicais livres, conduzindo a necrose. 

Um comentário: