Desempenham papel importante nas respostas às agressões já que geram energia, produzindo radicais livres e armazenando substâncias ativadoras de caspases.
São ditas como organelas fundamentais no processo que denife a morte das células por apoptose ou por necrose. Durate o extresse celular, alterações mitonocdriais têm limite a partir do qual a progressão para a morte é inexorável, não havendo possibilidade de retorno à normalidade.
O ponto do não- retorno é representado por alterações na permeabilidade das membranas mitocondriais externa e interna.
A ativação de rotas de sobrevivência também age na mitocôndria, evitando sobretudo alterações na sua permeabilidade e prevenindo a morte celular.
A membrana imtocondrial interna dispõe de um mecanismo de permeabilidade altamente controlada que os segura a manuteção de um gradiente eletroquímico que gera diferença de potencial estável.
Permeabilidade mitocondrial transicional ou transitória, indica o aumento rápido da permeabilidade da mitocôndria para as moléculas, que se acompanham inoxideravelmente de morte celular.
Alterações mais duradouras da permeabilidade,por meio de ativação de moléculas ligadas face citolólica(ciclofilina) levaria a aumento prolongado de permeabilidade resultando em alterações estruturais da membrana interna o que altera e impede a ativação dos ATPase, bloqueando a síntese de ATP favorecendo a produção de radicais livres, conduzindo a necrose.
Legal!..continue assim, sempre colocando postagens!
ResponderExcluir