domingo, 14 de novembro de 2010

PROPRIEDADES ANTITROMBÓTICAS E PRÓ-TROMBÓTICA



PROPRIEDADES ANTITROMBÓTICAS


Antiplaquetária - As plaquetas inativadas não aderem ao endotélio, uma propriedade intríseca das membranas plasmáticas endotelial. Caso se tornem ativados após uma lesão endotelial focal, as plaquetas são inibidor especificamente da aderencia ao endotélio íntegro circundante pela prataciclina (PGI2) endotelial e óxido nítrico. Ambos os mediadores são potentes vasodilatadores e inibidores da agregação plaquetária.
Anticoagulantes - São mediados por: 1 - Moléculas semelhantes á heparina associada as membranas 2 - Trombomodulina, um receptor específico da trombina. As moléculas semelhantes a heparina atuam indiretamente; são co-fatores que permitem que a antitrombina lll inativa a trombina e vários outros fatores de coagulação.
A trombomodulina também atua indiretamente; liga-se á trombina convertendo-a de um pró-coagulante em um anticoagulante capaz de ativar a proteina.
Fibrinolítiocas - Promovem atividades fibrinolíticas para remover os depósitos de fibrina nas superfícies endoteliais.

PRPRIEDADES PRÓ-TROMBÓTICA

As células endoteliais intactas servem principalmente para inibir a aderência plaquetária e a coagulação sanguínea. A ocorrência de lesão ou ativação das células endoteliais contudo, resulta em um fenótipo pró-coagulante que amplifica a formação local de coágulo.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Me ajudou bastante. Porém, faltou descrever os efeitos plaquetários, efeitos coagulantes e efeitos antifibrinolíticos, que são propriedades pró trombóticas!

    ResponderExcluir