domingo, 28 de novembro de 2010

COLÁGENO

O colágeno é a proteina mais comum no mundo animal, constituindo o arcabouço, extracelular de todos os organismos multicelulares. Sem colágeno, o ser humano seria reduzido a um conglomerado de células interconectadas por alguns neurônios, os colágenos  são compostos de uma hélice tripla de três cadeias polipeptídicas a. Cerca de trinta cedeias a formam pelo menos 14 tipos distintos de colágeno. Os tipos l,ll e lll que são mais abundantes, são os colágenos intesticiais ou fibrilares. Os tipos lv v e vl são colágenos não fibrilares (ou amorfos) encontrados no tecido intesticial a na MB.
A vitamina C é necessária para a hidroxilaçao do pró-peptídio de colágeno, uma exigência que explica a inadequada cicatrizaçãode feridas na deficiência dessa vitamina(escobuto). No decorrer ou pouco depois de sua secreção pela célula, os pró-colágenos-peptida declivam as cedeias pró-peptídicas terminais, promovendo a formação de fibrilas, frequentemente denominadas tropocolágeno. A ocorrência de um defeito na estrutura do colágeno, pode resultar na imcapacidade de clivagem do pró-colágeno pela aminoprotease, com formação defeituosa de fibras. A formação de fibrilas é acompanhada de oxidação de resíduos específicosde lisina e hidroxilisina, pela enzima extracelular lisil-oxidase. Este processo resulta em ligações cruzadas entre cadeias de moléculas adjacentes, estabilizando o arranjo característico do colágeno. A ligação cruzada é o principal fator contribuinte para a força elástica do colágeno.

Elastina - Fibrilina - e Fibra Elástica

Certos tecidos, como os vasos sanguíneos, a pele, o útero e o pulmão, necessitam de elasticidade para a sua função. Embora a força elástica seja proporcionada por membros da família do colágeno, a capacidade de retração desses tecidos é fornecida pelas fibras elásticas.
Essas fibras podem sofrer estiramento até várias vezes o seu comprimento e, a seguir, retornar a seu tamanho original após liberação da tensão. Um terço dos resíduos de eslastina consiste em glicina, além disso, a elastina é rica em prolina e alanina. Em contraste com o colágeno, contém poucos resíduos de hidroxipolina e nenhum resíduo de hidroxilina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário