domingo, 14 de novembro de 2010

PALQUETAS

As plaquetas exercem um papel central na hemostasia normal. As plaquetas contêm dois tipos específicos de grânulos: Oa grânulos alfa - expressam moléculas de aderência, e contêm fibrinogênio, fibronectina e fator plaquetário. Os outros grânulos são corpúsculos densos ou grânulos, que comtêm nucleotídeo de adenina CADP e trisfosfato de adenosina (ATP), cálcio ionizado, histamina, serotonina e epinefrina.
Em contato com a matriz extracelular, as plaquetas sofrem três reações:
1 - Aderência e alteração da forma;
2 - Secreção (reação de liberação)
3 - Agregação.

1 - Aderência plaqutária - Atua como uma ponte entre os receptores da superfície plaquetária (ex; glicoproteina) e o colágeno exposto.
2 - Secreção - Reação de liberação do conteúdo de ambos os tipos de grânulos ocorre logo após a aderência. A liberação do conteúdo dos corpúsculos denso é especialmente importante porque o cálcio é imprecindível na cascata de coagulação e o ADP é um medeador potente da agregação plaquetária.
3 - A agregação plaquetária - Sucede á aderência e secreção.
O Fibrinogênio também é um co-fator importante na agregação plaquetária; as plaquetas ativadas por ADP ligam-se ao fibinogênio.

EVENTOS PLAQUETÁRIOS

1 - As plaquetas aderem á matriz extracelulart em locais de lesão endotelial e tornam-se ativadas.
2 - Á ativação, secreta produtos dos grânulos (ex:ADP) e sintetizam TXA.
3 - As plaquetas também expõem complexos fosfolipídeos importantes na via intríseca da coagulação
4 - As células endoteliais lesadas ou ativadas expõem o fator tecidual que desencadeia a cascata intríseca de coagulação.
5 - O ADP liberado, estimula a formação de um tampão hemostático primário, que mais tarde é convertido (por intermédio do ADP, trombina e TXA2) em um tampão secundário definitivo maior.
6 - O depósito de fibrina estabiliza e encora as plaquetas agregadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário