domingo, 28 de novembro de 2010

GLICOPROTEINAS ADESIVAS E INTEGRINAS

As glicoproteinas adesivas e as integrinas são proteinas estruturalmente diversas, cuja principal propriedade é a sua capacidade de se ligar a outros componentes da MEC, por um lado, e as proteinas específicas integrantes da membrana celular, por outro lado. Por conseguinte, ligam os componentes  da MEC (uns aos outros, e as células).
Existe  proteinas adesivas, a lamina e a fibronectina, bem como da família de receptores de superfície celular integrina.
- A Fibronectina - é uma proteina adesiva multifuncional, cujo principal papel consiste em fixar as células a uma variedade de matriz. Trata-se de uma grande glicoproteina. A fibronectina, que está associada a superfícies celulares , ás MB e as matrizes pericelulares, é produzida por fibroblasto, monócitos, células endoteliais e outras células. A fibronectina liga-se a diversos componentes da MEC, incluido (colágeno, fibrina e proteoglicano) através do domínio específico, bem como as células através de receptores que reconhecem a sequência específica de aminoácidos do tripepídeo orginina-glicina-ácida aspático (abreviado por RGD)
- laminina - É a glicoproteina mais abundante nas MB . Essas famílias de proteinas da matriz consiste em grandes estruturas, heterotriméricas, em forma de cruz, que atravessas a lâmina basal e liga-se, por um lado a receptores específicos sobre a superfície das células e, por outro lado, a componentes da matriz, como o colágeno tipo 4 e o heparan-sulfato.
- Integrinas - Constituem a principal família de receptores de superfície celular que medeiam a fixação da célula à MEC.
A importância das integrinas é reforçada pelas importantes funções que desempenham numa ampla variedade de processos biológicos. Ex; em virtude de seu papel na adesão,constituem componentes - chaves no extravasamento de leucócitos, na agregação plaquetária, nos processos de desenvolvimento e na cicatrização de feridas. Além disso, algumas células exigem adesão para sua proliferação, e a falta de fixação a uma MEC através de integrinas induz a apoptose.
Os domínios extracelulares das integrinas ligam-se a muitos componentes na MEC ( ex: fibronectina, laminina, e alguns colágenos) ao reconhecerem a sequência RGD.

2 comentários: