domingo, 14 de novembro de 2010

EDEMA

O termo edema significa aumento do líquido nos espaços teciduais intesticiais. Coleções de líquidos em diferente cavidades recebem a denominação de hidrotórax, hidropericárdio, hidroperitôneo (arcite).
Os efeitos opostos da pressão hidrostática vascular e pressão coloidosmótica plamática são os principais fatores que governam o movimento entre os espaços vasculares e intesticiais.
O excesso de líquido intesticial de edema é removido por drenagem linfática, depois retornando a corrente sanguínea através do ducto toráxico.Uma obstrução linfática (ex: devido a cicatrização do tumor), também podem prejudicar a remoção de líquido e causar edema, por fim retenção primária de sódio ( e sua acompanhante a água), nas doenças renais, também acarretam edema.

Categoria Fisiopatológica de Edema

- Aumento da pressão hidrostática;
- Pressão oncótica plasmática reduzida (hipoproteinemia)
- Obstrução linfática;
- Retenção de sódio;
- Inflamação;

O líquido de edema que ocorre nas perturbações hidronômicas é tipicamente um transdudato pobre em proteina. Inversamente ao exudato, rico em proteina.

Pressão Hidrotática elevada
. Aumentos locais da pressão hidrostática podem advir de comprometimento do retorno venoso.Ex: trombose profunda nos membros inferiores.
. Aumento generalizado da pressão venosa, com resultante edema sistêmico, ocorrem mais comumente na insufuciência cardíaca congestiva.
A insufuciência cardíaca congestiva está associada a uma redução do débito cardíaco, da perfusão renal.

- Pressão coloidosmótica reduzida - a redução da pressão coloidosmótica pode advir de perdas excessiva ou síntese reduzida de albumina, a proteina sérica que é a maior responsável pela manutençao da pressão coloidosmótica. Uma causa importante de perda de albumina é a sídrome nefrótica.

- Obstrução linfática - O comprometimento da drenagem linfática resultante linfedema costumam ser localizados; podem advir de obstrução inflamatória ou neoplasia. Ex: paralisia filarioide.

- Retenção de sódio e água - É um fator que contribui claramente para várias formas de edema.

- Correlação clínica - Os efeitos do edema variam desde um achado meramente incômodo até o êxito local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário