É uma doença causada pela exposição de indivíduos á poeira mineral e caracteriza-se pela presença de alterações radiológicas, persistentes, irreversível e que, uma vez instalada, podem progredir indepentned de nova exposiçaõ.
Os sintomas como dispnéia e tosse podem aparecer após a detecção da lesão rediológica. Atividades de trabalho que produzem poeiras minerais tais como sílica ou asbesto em minerações, indústrias metalúrgicas indústrias naval, indústria de vidro, pedreiras, cavadores de poço, fundições, indústria de telhas e caixas d'água e de amianto podem causar esta patologia.
O precesso de adoecimento, do ponto de vista biológico, tem como base quadro inflamatório pulmonar após inalação de poeira minerais.O substrato da doença se dá na matriz inflamatória, no contexto das interações bioquímicas do material de exposição ( por exemplo, a sílicaou asbesto) e o parênquima pulmonar do invídíduo .
Um dos principais desafios é reconhecer a doença em sua fase inicial. O tempo para visualização do granuloma na radiologia pode ser longo. As alterações celulares, bioquímicas e funcionais antecede o aparecimento da imagem ardiológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário