terça-feira, 7 de setembro de 2010

Calcificação

Geralmente não há falta de cálcio no organismo, o que se dar é a má distribuição do mesmo no organismo.

A disposição palotógica de de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos de duas formas:

- Calcifiçacão Distrófica ou local - Afeta tecidos lesados e não depende dos nÍveis plasmáticos de cálcio e fósforo.
- Calcificação Metastática ou Geral - Onde a hepprcalmia resulta na precitipação dos sais em tecidos normais.

Etiologia e Patogenia

A calcifiacção distrófica é mais frequente que a metastática e ocorre de maneira mais localizada nos tecidos conjuntivos fibrosos hialinizados em lenta e prolongada degeneração, como na parede dos vasos esclerosados, em tendõse, em válvulas cadíacas, e em alguns tumores. Ex: leiminiomas uterino  meningiomas, arcinomas mamários e papilares da terioide e dos ovários. Ocorre também nas áreas de necrose antiga e não reabsorviads, como na linfadenite caseosa da tuberculose, nos infartos, ao redor dos parasitos ou larvas mortas, nas necroses enzimáticas das gorduras da pancreatite; em orgão tubulares (ducto ou vesículas), a calcificação pode envolver núcleos orgânicos de debris e células descamadas, permitindo a formação de cálcio. 
- Mal funcionamento das glândulas paratireoides, ou completa inatividade;
- Excesso de çuacar branco na alimentação, o qual rouba o cálcio do osso;
- Muito leite e carne gorda na alimentação  isto forma cálculos biliares ( pedra na vesícula), por causa do colesterol e triglicerídeo que ocasionam;
- Mau funcionamento dos rins, os quais deixam escapar ácido úrico, isso pode gerar areis e cálculos renais.

Evolução - Consequências/Complicações Fisiopatológica.

As consequências da calcificação depende do local e da intensidade da deposiçao de sais.Geralmente depósito de cálcio é considerado inócuo e inerte apesar de inerte e  irreversível.
A calificcação distrófica geralmente não tem grandes efeitos deletérios sobre o organismo, exceto quando afeta válvulas cardíaca (causando estenose e insuficiência valvular e cardíaca), complicando aterosclerose ou potenciando a ocorrência de litíase. 
Em geral   calcificação metastática não causa disfunção clínica significativa, sendo a condição hipercalêmica a mais importante que a calcificação em si. Entretanto pode ocorrer deficiência respiratória  no caso de envolvimento intenso dos pulmões,  insuficiência renal nos depósitos maciços nos rins(nefrocalcinoes).
A metaplasia óssea ou ossificação heterotópica é uma consequência cmum das calcificações, com a metaplasia dos fibrobastos e das células mesenquimais indiferenciados em osteoblasto e a formação de tecidos osteoides. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário