sábado, 11 de setembro de 2010

Inflamaçao

E uma reaçao caracterizada por raeçoes de vasos sanguineos, levando ao acumulo de fluidos  e leucocitos com objetivo de destruir, diluir, isolar os agentes lesivos.Os participantes sao paredes vascular, celulas do vaso sanguineos (inflamatorias), mastocitos, fibroblasto e macrofagos residentes no tecido conjuntivo, peptioglicana  fibras colagenas e elasticas e membrana basal. As alteraçoes inflamatorias se dao por mediadores quimicos.

Inflamaçao aguda.

seus tres maiores componemtes sao:
- Alteraçoes do calibre do fluxo;
- Aumento da permeabilidade;
- Migraçao dos leucocitos.

Sinais Cardeias:
-  Dor
-  Calor
-  Rubor
- Tumor

O aumento da permeabilidade causado pela inflamaçao permite o extravasamento de um liquido rico em proteinas para o intestino. Este fato, gera o acumulo de liquido  no intesticio promovendo edema(tumor), alem disso ocorre a vasodilataçao a qual leva ao  umento do fluxo sanguineoca racterizando o calor e rubor.

1 - Alteaçao no calibre e fluxo vascular
Primeiro ocorre vasoconstricçao transitoria, em seguiad vasodilataçao provocada pela liberaçao de histamina pelos mastocitos, quando estimulados pelos agentes lesivos, o aumento da permeabilade leva ao edema, consequentemente aumenta a concentraçao das  celulas vermelhas dentro do vaso, o que promove o aumento da viscosidade sanguinea, levando a lentificaçao da circulaçao (estose), em seguida marginaçao leucocitaria.
2 - Permeabilidade vascular aumentada.
Ocorre atraves da açao da histamina, bradicinina,citocina etc. Alguns dos seus resultados sao perdas de proteinas plasmatica e formaçao de edema. A inflamaçao aguda gera lesao endotelial por gerar descontinuidade parede vascular
3 - Migraçao dos leucocitos
Esses eventos ocorrem para lteraçoes do lumem, diapedose e quimiotaxia, no lumem ocorre marginaçao, rolamentp(adesao frouxa), e finalmente, liberaçao de colagenase que degradam a membrana basal.
Quando as celulas inflamatorias alcança a regiao entre endotelio e membrana basal, atraves dessese ventos, essas celulas chegam ao intesticio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário