sábado, 14 de agosto de 2010

PATOLOGIA

          Ciência que dedica-se ao estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e orgãos que dão origem as doenças.
          A descoberta das causas primárias fornece a base sobre a qual se define um diagnóstico, compreende-se a enfermidade e dá suporte a um tratamento adequado.
          Nos tempos remotos acreditava-se que as causas das doenças estavam associadas aos povos de má conduta, e pelo fato de ser má, as doenças que a acometiam seriam castigos advindos dos deuses ou espíritos malignos. Com o decorrer do tempo começaram descobrir por exemplo algumas ervas que amenizavam o sofrimento dos enfermos, dai concluiram que existiam outras causas de enfermidade que contradiziam a imaginação deles.
          A patologia divide-se em patologia geral, que define as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais que geram as doenças, e Patologia Especial ou Sistêmica, que examina as respostas específicas dos orgãos e tecidos especializados a estímulos praticamente definidos
          Através do pai da patologia Rudolf Vichow, chegou-se a conclusão dos processos móbidos da patogenia:
- Etiologia ou Causa - Duas classes de fatores intrísecos ou genéticos e adquiridos.
- Patogenia - Sequência de eventos do estímulo inicial à expressão final da doença, compreendendo os eventos bioquímicos,imunológicos e morfológicos que expressam as várias etapas da doença.
- Alterações morfológicas - São as alteraçoes estruturais nas células ou tecidos que são típicos da doença ou diagnóstico do processo etiológico
- Perturbações Funcionais e Importância Clínica - A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição em diferentes orgãos e tecidos influenciam a função normal e determinam as manifestaçães clínicas(sinais e sintomas), evolução e prognótico da doença.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário