sábado, 18 de setembro de 2010

Artrose

É uma doença reumática que degenera os tecidos e as cartilagens presentes nas articulações provocando dor, deformação articular e limitação de movimentos.Também chamada de osteoartrose, ocorre principalmente nas articulações do joelho, coluna, quadril, mãos e dedos, também pode influenciar no aparecimento de bico de papagaio. 
Acredita-se que a artrose pode  ocorrer através da herediatriedade, de anomalias nas células, de alterações metabólicas, traumatismo e fatores mecânicos. A doença é detectada através de radiogafia, pode ser assintomática, mas normalmente apresenta sinais como dor  dificuldade de movimentar o local, rigidez do local, ruidos nas articulações, inchaço e falta de firmesa.
A artrose se manifesta principalmente em indivíduos   partir de 30 anos de idade. Em mulheres, a artrose ocorre de forma mais grave e com maior frequência. Normalmente a artrose ocorre próxima de unhas, no polegar e nos pés.
O tratamento para a doença deve inciar-se o quanto antes para obter melhores resultados , o alívio da dor pode ser alcaçado através do eerxcício de alongamento, de postura, fortalecimento muscular, fisioterapia, analgésicose  antiflamatórios. Existem casos em que é necessário injetar medicamentos diretamente nas articulações. Há outros  ainda, que é preciso realizar cirurgias para a implantação de prótese articulares para melhorar a movimentação e a dor.
As articulaçõe  que sofrem com a doença devem ser mantidas aquecidas, pois no frio a tendência é que a dor seja mais forte e mais frequente. Ao fazer caminhada é importante parar par descançar se por ventura houver sensação de dor. 

Pneumoconiose

É uma doença causada pela exposição de indivíduos á poeira mineral e caracteriza-se pela presença de alterações radiológicas, persistentes, irreversível e  que, uma vez instalada, podem progredir indepentned de nova exposiçaõ.
Os sintomas como dispnéia e tosse podem aparecer após a detecção da lesão rediológica. Atividades de trabalho que produzem poeiras minerais   tais como sílica ou asbesto em minerações, indústrias metalúrgicas indústrias naval, indústria de vidro, pedreiras, cavadores de  poço, fundições, indústria de telhas e caixas d'água e de amianto podem causar esta patologia.
O precesso de adoecimento, do ponto de vista biológico, tem como base quadro inflamatório pulmonar após inalação de poeira minerais.O substrato da doença se dá na matriz inflamatória, no contexto das interações  bioquímicas do material de exposição  ( por exemplo, a sílicaou asbesto) e o parênquima pulmonar do invídíduo .
Um dos principais desafios é reconhecer a doença  em sua fase inicial. O tempo para visualização  do granuloma na radiologia pode ser longo. As alterações celulares, bioquímicas e funcionais antecede  o aparecimento da imagem ardiológica.

sábado, 11 de setembro de 2010

Inflamaçao

E uma reaçao caracterizada por raeçoes de vasos sanguineos, levando ao acumulo de fluidos  e leucocitos com objetivo de destruir, diluir, isolar os agentes lesivos.Os participantes sao paredes vascular, celulas do vaso sanguineos (inflamatorias), mastocitos, fibroblasto e macrofagos residentes no tecido conjuntivo, peptioglicana  fibras colagenas e elasticas e membrana basal. As alteraçoes inflamatorias se dao por mediadores quimicos.

Inflamaçao aguda.

seus tres maiores componemtes sao:
- Alteraçoes do calibre do fluxo;
- Aumento da permeabilidade;
- Migraçao dos leucocitos.

Sinais Cardeias:
-  Dor
-  Calor
-  Rubor
- Tumor

O aumento da permeabilidade causado pela inflamaçao permite o extravasamento de um liquido rico em proteinas para o intestino. Este fato, gera o acumulo de liquido  no intesticio promovendo edema(tumor), alem disso ocorre a vasodilataçao a qual leva ao  umento do fluxo sanguineoca racterizando o calor e rubor.

1 - Alteaçao no calibre e fluxo vascular
Primeiro ocorre vasoconstricçao transitoria, em seguiad vasodilataçao provocada pela liberaçao de histamina pelos mastocitos, quando estimulados pelos agentes lesivos, o aumento da permeabilade leva ao edema, consequentemente aumenta a concentraçao das  celulas vermelhas dentro do vaso, o que promove o aumento da viscosidade sanguinea, levando a lentificaçao da circulaçao (estose), em seguida marginaçao leucocitaria.
2 - Permeabilidade vascular aumentada.
Ocorre atraves da açao da histamina, bradicinina,citocina etc. Alguns dos seus resultados sao perdas de proteinas plasmatica e formaçao de edema. A inflamaçao aguda gera lesao endotelial por gerar descontinuidade parede vascular
3 - Migraçao dos leucocitos
Esses eventos ocorrem para lteraçoes do lumem, diapedose e quimiotaxia, no lumem ocorre marginaçao, rolamentp(adesao frouxa), e finalmente, liberaçao de colagenase que degradam a membrana basal.
Quando as celulas inflamatorias alcança a regiao entre endotelio e membrana basal, atraves dessese ventos, essas celulas chegam ao intesticio.




Apoptose e necrose

Quando a celula programa a propria morte
O suscidio celular tem papel importante em diversos processos vitais e em varias patologias.
Sua investigaçao pode contirbuir para o desenvolvimento de novas terapias e medicamentos.
Os cientistas ate recentemente acreditavam que as celulas morriam quando agredidas por fatores externo por um processo chamado necrose, atualmente sabe-se que existe outras formas: O suicidio celular progrado, necessario para eliminar celulas superficiais ou com defeito.

NECROSE - a celula como vitima -  lvoroço da inflmaaçao.
A morte das celulas e um processo fisiologico normal, totalmente regulado.porem algumas celalus morrem  de modo nao fisiologico, o que causa a maioria das doenças. A morte e patologica ou "acidental" quando a celula e impedida de manter seus processos vitais por lesoes fisicas ou quimicas causadas por fatores externo  como: temperatura extrema, radiaçoes, trauma ,produtos toxicos e falta de oxigenio, as lesoes podem  ter origem biologica como as afecçoes por bacterias e virus. E o tipo chamamado de necrose celular.
A necrose e visivel no microscopio eletronico: as celulas incham e as organelas do citoplasma, em particular as mitocondrias sao danificadas. Tais lesoes impedem o controle do equilibrio interno: a agua e alguns ions (sodio e calcio), normalmente bombadeos para fora, fluem livimenmte para dentro da celula que incha e se rompe.

APOPTOSE - Suicidio silencioso
Fisiologicamente e distinta da necrose, primeiro a celula nao incha, pelo contrario encolhe-se destaca-se das celulas vizinhas e começa a apresentar bolhas na sua superficie(processo conhecido como zeiose), a membrana e as organelas, mantem sua extrutura intacta.O nucleo porem sofre mudancas dramaticas; normalmente dispersa a cromatina (conj. de cromossomos que contem o material genetico), forma um ou mais aglomerados nas bordas internas da membrana nuclear . Isso e o sufuceente para levar as celulas a morte. As que demoram morrer, passam por processo de partiçao de nucleo (corpo apoptopicos) contendo porçoes do nucleo, tomando uma forma  inconfundivel ao microscopio eletronic.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pigmentação

Substância de composição química e cores próprias amplamente espalhadas na natureza, encontradas também nas células e tecidos sob forma de grânulos alguns com importantes  funções porém em determinadas circunstâncias podem constituir alteraçoes funcionais.
Acúmlo anormal de pigmentos, a sua diminuição também são indicativos de que as células sofreram agressões.
Uma pigmentação anormal é mais um sinal de perda de homeostase da morfostase celular, portanto é patológico.
A pigmentação patológica pode ser exógena cujos pigmentos são de origem externa ao organismo, ou endógena, formada a patir de pigmentos naturais do organismo.
- A pigmentação exógena relativamente comum é   tatuagem por amálgama. Essa pigmentação é oriunda da inserção de amálgama, na mucosa no momento da restauração do dente.
- Um pulmão com antracose  apresentando acúmulo de partículas de carvão. Essas partículas seguem o trajeto dos vasos lnnfáticos e dos linfonodos, pois são fagocioddds pelos macrófagos, e armazenados nas estruturas linfoides. A antracose é praticamente inócua encontraaa na maioria dos trabalhadores urbano e fumentes.

Distúbios Pigmentares

Exógenos - tatuagem, argirismo, saturismo,cardenose, e pneumoconiose.
Endógena - Autógena: melonose, albinismo, e lipofucsinose.
                   Hemoglobíneas: hemacromatose, porfíria, hemosiderose e icterícia.

Calcificação

Geralmente não há falta de cálcio no organismo, o que se dar é a má distribuição do mesmo no organismo.

A disposição palotógica de de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos de duas formas:

- Calcifiçacão Distrófica ou local - Afeta tecidos lesados e não depende dos nÍveis plasmáticos de cálcio e fósforo.
- Calcificação Metastática ou Geral - Onde a hepprcalmia resulta na precitipação dos sais em tecidos normais.

Etiologia e Patogenia

A calcifiacção distrófica é mais frequente que a metastática e ocorre de maneira mais localizada nos tecidos conjuntivos fibrosos hialinizados em lenta e prolongada degeneração, como na parede dos vasos esclerosados, em tendõse, em válvulas cadíacas, e em alguns tumores. Ex: leiminiomas uterino  meningiomas, arcinomas mamários e papilares da terioide e dos ovários. Ocorre também nas áreas de necrose antiga e não reabsorviads, como na linfadenite caseosa da tuberculose, nos infartos, ao redor dos parasitos ou larvas mortas, nas necroses enzimáticas das gorduras da pancreatite; em orgão tubulares (ducto ou vesículas), a calcificação pode envolver núcleos orgânicos de debris e células descamadas, permitindo a formação de cálcio. 
- Mal funcionamento das glândulas paratireoides, ou completa inatividade;
- Excesso de çuacar branco na alimentação, o qual rouba o cálcio do osso;
- Muito leite e carne gorda na alimentação  isto forma cálculos biliares ( pedra na vesícula), por causa do colesterol e triglicerídeo que ocasionam;
- Mau funcionamento dos rins, os quais deixam escapar ácido úrico, isso pode gerar areis e cálculos renais.

Evolução - Consequências/Complicações Fisiopatológica.

As consequências da calcificação depende do local e da intensidade da deposiçao de sais.Geralmente depósito de cálcio é considerado inócuo e inerte apesar de inerte e  irreversível.
A calificcação distrófica geralmente não tem grandes efeitos deletérios sobre o organismo, exceto quando afeta válvulas cardíaca (causando estenose e insuficiência valvular e cardíaca), complicando aterosclerose ou potenciando a ocorrência de litíase. 
Em geral   calcificação metastática não causa disfunção clínica significativa, sendo a condição hipercalêmica a mais importante que a calcificação em si. Entretanto pode ocorrer deficiência respiratória  no caso de envolvimento intenso dos pulmões,  insuficiência renal nos depósitos maciços nos rins(nefrocalcinoes).
A metaplasia óssea ou ossificação heterotópica é uma consequência cmum das calcificações, com a metaplasia dos fibrobastos e das células mesenquimais indiferenciados em osteoblasto e a formação de tecidos osteoides.