domingo, 29 de agosto de 2010

Doenças crônicas

          A doença crônica é aquela que não é solucionada e  um curto espaço de tempo, define-se usualmente num prazo de três meses. As doenças crônicas não poêm em risco a vida da pessoa num prazo cuzrto, logo não são emergências médicas. No entanto elas podem ser extremamente sérias, e várias doenças crônicas como por  exemplo o câncer causa morte certa.
          As doenças crônicas incluem também  todas as condições em que um sintoma existe cnntinuamente, e mesmo não  pondo em risco á saude física da pessoa, são extremamente incomodativas levando a disrupção da qualidade de vida e ativides das pessoas. Neste último caso, incluem-se as síndromes dolorosas.
          Muitas doenças  crônicas são assintomáticas ou quase assintomáticas a maior parte do tempo,  mas caracterizam-se por episódios agudos perigosos e/ou muito incomodativo.
          As doenças crôniasc   que causam infecções são frequentemente causadas por organismos invasores com os quais já foi atingido um equilíbrio.Não é do interesse do virus, das bactérias ou parasitas matarem o seu hospedeiro delimitadamente rápido, visto que a probabilidade de se fixar   em outros hospedeiro fica resuzida. Assim doenças infecciosas de morte rápida e mortalidade elevada como Émbola, aparecem poucas vezes, e nunca conseguem estabelecer-se  porque todos os indivíduos suceptíveis morrem em poucos dias,  antes de poderem contactarem outros indivíduos. Doenças como a SIDA/AIDS, pelo contrário são extreaamente eficases   devido ao longo tempo que demoram para matar os hóspede. Mas a melhor acomodação do ponto de vista do microorganismo, é permanecer no corpo do hóspede sem causar muitos danos a este até poderem infectar a novas gerações sem defesa. É o que faz a varicela, o virusataca as crianças produzindo a síndrome craaterística aguda, mas depois da cura, "o virus permanece,em todos os casos nos núcleos nervoso  dos nervos sensitivss, sem ser detectados e sem estar ativo.
          Na velhice, com a ligeria imunodeficiência que acompanha a idade avançada, ele ferquentemente reaparece sob a forma de zoster.

Exemplo de DoençasCrônicas.

- Câncer;
- A maioria dasdoenças infecciosas como; Tb. Hanseníase, Sífiles, Gonorréiae tc;
- A maioria das doenças auto imunes;
- A maioria dos parasitos;
- A maioria das doenças de causa genética.


DOENÇAS AGUDAS

          As doenças agudas são aquelas que têm um curso acelerado termniando com convalecência ou morte em menos de três meses.
A maioria das doenças agudas caracterizam-se em várias fazes; o início dos sintomas pode ser abrupto ou insidioso, seguindo-se uma faze de deteriorização até um máximo de sintomas e danos, na fase de plasteau, com manutenção dos sinamots e possivelmentenovos picos, uma nolga recuperação com desaparecimento rgadual dos sintomas,  a  convalecência, em que já não há sinsamot específicos dddaoença mas o indivúuio ainda não se recuperou totalmente  a sua saúde. A fase de rucuperação pode ocorrer as recrudescêcias, que são exacerbamentos dos sintomas de volta a um máximo ou plateau, e na fase de convalescência as recaidas, devido a preesnsça continuada do fator desencadeante e do estado deiblitado do indivíduo, além de novas infecções.
         As doenças destinguém- se dos episódios agudos das doenças crônicas que são exacerbação de sintamos normalmente menos intensos nessas condições.

Exemplo de Doenças Agudas:
- A maioria de infecções por virus, bactérias, - constipação, resfriado, gripe, infecçõs gastrintestinais, pneumonia,meningite etc.
- Traumas físicos.
- Irnfartos, hemorragias e outras condições cardiovasculares.        
 

domingo, 22 de agosto de 2010

Infecçoes Bacterianas

Bacterias sao seres unicelulares aclorofiladas,microscopicas, que se reproduzem por divisao binaria.
Quando um germe penetra no organismo, ha estimulaçao em uma serie de celulas a liberar o agentes inflamatorios(citocinas). O agente infeccioso e as citocinas ativam a coagulaçao atraves da  lliberaçao do fator tecidual pelos monocitos.

O resultado final do processo da bacteria e a lesao endovascular difusa, trombose microvascular, isquemia dos orgaos e falencia de multiplos orgaos com morte
Alguns tipos de bacteira: Bacterias Gran positiva
                                      Bacerrias Gran Negativa
                                      Bacteiaas exporuladas. etc.
Elas sao agrupadas em tres tipos morfologico:
- Cocos
- Bacilos
- Espiriladas

Fatores de Risco:

Maternos: Colonizaçao materna pelo streptococos.
                 Rutura da membrana;
                 Febre;
                 UTI nao tratada
                 Sinais de Coriomite
                 Leucograma alterado;
                 Vulvovaginite;
                 Liquido aminiotico fetido/purulento.

Recen/nascido: Prematuridade;
                          Baixo peso;
                          Asfixia perinatal;
                          Dificuldade respiratoria;
                          Procedimentos invasivos ( intubaçao traqueal, cateterismo etc.)

Condiçoes do Parto: Trabalho de parto prolongdo;
                                 Parto em oncdiçoes septicas, domiciliar ou veicular;
                                 Uo sde material nao esteril para clampear o cordao ubbilical;
                                 Contaminçaao com as fezes merttna.

 
              

Infecçoes Virais

           Virus e um organismo infeccioso, menor que um fungo ou bacteria que necessita de um organismo vivo para se reproduzir, o virus adere frequentemente a um tipo especifico de celula, liberando o seu DNA, dando origem a novas particulas virais, assumindo o conroele de alguns aspecctos do metabolismo celular. Os componente do virus sao produzido no interior da celula, devendo ser adequadamente unidos para que o virus  seja liberado e mantenha a capacidade de produzir infecçao.

         Os danos causados as celulas depende do tipo de virus:
- Alguns virus lesam as celulas por eles infectadas
- Outros  alteram a funçao celular de modo que a celula perde o controle sobre a divisao celular normal e torna-se cancerosa.

          O organisno possui varias defesas especificas e inespecificas contra os virus:
- Inespecifica - inata natural - ex: pele, membrana, mucosa, lagrimas, salina   etc.Quando um virus penetra no organismo varios tipos de leucocitos (ex: linfocitos) sao capazes de atacar e destruir as celulas infectadas.
- Especifica -adaptativa - ex: vacina, a imunidade artificial e gerada atrave das vacina s, que sao produzidas de forma tal que se assemelham a um virus especifico (ex: sarampo, influenza)e que possam ser dmministradas as pessoas sem causar danos a saude; em resposta as vacinas, o organismo aumenta  o numero de lilnfocitos T e B que sao capazes de reconhecer o virus especifico, dessa forma as vacinas produzem imunidade a virus tambem especifico.
          Os antibioticos sao ineficazes para as infeccoes virais, e as drogas que combatem as infecçeso virais sao denominas antivirais; para a reduçao imediata contra uma infecçao viral pode ser obtida atraves de uma injeçao ou de uma infusao de imunoooobulina.
          As infecçoes virai s mais comuns sao as pumlonares, as vias respiratorias.

Aguns exemplos de doenças viras:   
- Herpes simples
- Gripe (influenza)                                                       - Infecçoes virais do Sist.Nervoso Central
- Sarampo                                                                  - Leocoencefalopatia multifocal
- Parotidite ( caxumba)                                               - Coriomeningite Linfocitica
- Poliomielite                                                              - Febres Hemorragicas
- Varicela ( catapora)                                                 - Heaatite A e B
- Raiva                                                                       - Encellfite
- Rubeola                                                                   - Febre Amarela

sábado, 14 de agosto de 2010

PATOLOGIA

          Ciência que dedica-se ao estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e orgãos que dão origem as doenças.
          A descoberta das causas primárias fornece a base sobre a qual se define um diagnóstico, compreende-se a enfermidade e dá suporte a um tratamento adequado.
          Nos tempos remotos acreditava-se que as causas das doenças estavam associadas aos povos de má conduta, e pelo fato de ser má, as doenças que a acometiam seriam castigos advindos dos deuses ou espíritos malignos. Com o decorrer do tempo começaram descobrir por exemplo algumas ervas que amenizavam o sofrimento dos enfermos, dai concluiram que existiam outras causas de enfermidade que contradiziam a imaginação deles.
          A patologia divide-se em patologia geral, que define as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais que geram as doenças, e Patologia Especial ou Sistêmica, que examina as respostas específicas dos orgãos e tecidos especializados a estímulos praticamente definidos
          Através do pai da patologia Rudolf Vichow, chegou-se a conclusão dos processos móbidos da patogenia:
- Etiologia ou Causa - Duas classes de fatores intrísecos ou genéticos e adquiridos.
- Patogenia - Sequência de eventos do estímulo inicial à expressão final da doença, compreendendo os eventos bioquímicos,imunológicos e morfológicos que expressam as várias etapas da doença.
- Alterações morfológicas - São as alteraçoes estruturais nas células ou tecidos que são típicos da doença ou diagnóstico do processo etiológico
- Perturbações Funcionais e Importância Clínica - A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição em diferentes orgãos e tecidos influenciam a função normal e determinam as manifestaçães clínicas(sinais e sintomas), evolução e prognótico da doença.  

DNA (ADN - ÁCIDO DESOXIRRIBLONUCLEICO)

          O DNA (ADN, é um acrônimo de ácido desoxirribonucleico), é uma molécula formada por duas cadeias antiparadas (dupla hélice), ligadas entre si por hidrogênio entre as bases ozotadas.      

          É o material genético de todos os organismos celulares e grande parte de virus. Este material genético transporta as informações necessárias para dirigir síntese de proteinas (adenina, timina, guanina e citosina) e sua replicação.

          A síntese de proteinas é a produção das proteinas que as células e virus necessitam para o metabolismo e desenvolvimento.

          A replicaçãoé o conjunto de reações por meio dos quais o DNA faz uma cópia de si mesmo cada vez que uma célula se divide e transmite suas informações às células filhas. Em praticamnete todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de Cromossomo, situado no núcleo celular.

      o DNA é o responsável pela transmissão das características genéticas (cor dos olhos, pele, cabelo, fisionomia etc.) entre os seres vivos.